Regras especiais de armazenagem

Como nem todos os produtos exigem cuidados especiais na sua armazenagem, nesta vamos apenas enumerar algumas regras específicas de certo tipo de produtos, começando por aqueles que apresentam maior perigosidade para a segurança e saúde dos trabalhadores.
  
Substâncias perigosas

A armazenagem de substâncias perigosas, tais como explosivos, líquidos e gases inflamáveis, comburentes, radioativos, tóxicos, corrosivos, entre outros, deve atender a vários fatores relacionados com a perigosidade inerente a cada um. Deste modo, devem observar-se regras de segurança relativas:

- Às estruturas (subterrâneas, em suspensão, resistência das prateleiras e paredes);
Aos recipientes onde se encontram contidos (resistência ao fogo, às radiações, à pressão) e à orientação que devem ter (vertical, horizontal);
- A variáveis do ambiente (temperatura, umidade, ventilação);
- À presença de outros materiais e substâncias com as quais potencialmente se combinariam para produzir resultados indesejáveis (comburentes, combustíveis);
- À presença de fontes de calor e chama.

As regras de armazenagem, manuseamento e transporte dos vários tipos de substâncias perigosas, devem ser consultadas na ficha de dados de segurança de cada produto ou substância.

Armazenagem de gases comprimidos

As garrafas contendo gases comprimidos não 
devem ser depositadas ao ar livre, a menos que estejam protegidas contra as variações excessivas de temperatura, raios solares diretos ou umidade persistente. Quando as garrafas estejam depositadas no interior dos edifícios o espaço reservado a depósito deve ser isolado por divisórias resistentes ao fogo e ao calor.

Postes, canos, cilindros, barras redondas.

Este tipo de materiais, sem base de apoio estável, exige cuidados especiais que evitem o seu movimento e a consequente derrocada.

- Devem ser armazenados na horizontal e de preferência em prateleiras protegidas lateralmente;
- Se isso não for possível, é aconselhável a utilização de cavaletes de metal ou madeira para impedir o movimento destes materiais;
- A sua forma cilíndrica e consequente possibilidade de deslizamento, desaconselha à concentração de demasiada carga sobre o mesmo espaço, mesmo que protegido por cavaletes.

Madeiras

A sua armazenagem deve ser feita ao ar livre ou em espaços pouco confinados. Quando efetuada em empilhamentos, as madeiras devem estar dispostas de maneira a formar drenagem, ou seja, devem estar cruzadas com o objetivo de criar resistência à altura e ao vento.

Sacos e fardos

Quando armazenados em pilhas, as camadas devem ser desencontradas. A partir de determinada altura, as pilhas devem ter a forma de pirâmide, ficando as camadas superiores recuadas alguns centímetros relativamente às anteriores.

Caixotes e caixas de papelão

- Quando armazenados em pilhas, estas devem ter altura uniforme;
- As caixas devem ser armazenadas em grupos segundo o seu tamanho;
- As caixas devem conter uma indicação do peso do seu conteúdo
- Devem evitar-se locais úmidos para que não sofram deformações e prejudiquem o empilhamento.

Embora as regras gerais e específicas enunciadas possam ajudar no planeamento e organização da armazenagem tendo como objetivo a eliminação de condições e situações de risco que evitem acidentes, só as circunstâncias concretas do espaço, dos produtos, da empresa permitem a sua adaptação ou recriação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário